Consultoria e Gerenciamento de Projetos - Leticia Grieco - Arquitetura Conectada
Consultoria

Consultoria e Gerenciamento de Projetos

CONSULTORIA 

Uma consultoria técnica é uma ótima alternativa pois apresenta um custo baixo e vai, certamente, ajudar a otimizar os gastos de sua obra, seja ela grande ou pequena. Além disso, com o objeto da consultoria em mãos, o proprietário pode planejar a execução das soluções propostas de acordo com as suas possibilidade de tempo e dinheiro.

Prestamos consultoria de Arquitetura de Interiores e Paisagismo e também para a compra de imóveis ou terrenos.

PROJETO E LAYOUT

O começo de tudo sempre é o projeto. Com ele definiremos todas as diretrizes e cronogramas da obra até sua entrega. O investimento em projeto costuma variar conforme a complexidade do mesmo. Esses valores costumam variar de 2 6 mil reais, conforme metragem do ambiente, considerando projetos completos, com plantas de arquitetura, detalhamentos e complementares de todos os ambientes, que são apresentados através de imagens (3D) para melhorar a compreensão do cliente. Além disso, entregamos também o memorial descritivo, com todos os detalhes desde a obra até a decoração do seu ambiente, de acordo com o serviço contratado.

LAUDO TÉCNICO DE OBRA – ART ou RRT

Esta é a parte mais importante da documentação para iniciar a sua obra, e pode variar de acordo com os serviços a serem executados.

Neste momento é que estabelecemos as etapas de obras de reformas e listamos os requisitos para antes, durante e depois de uma reforma em um prédio ou em uma unidade. Toda obra de imóvel que altere ou comprometa a segurança da edificação ou de seu entorno precisa ser submetida à análise da construtora/incorporadora e do projetista, dentro do prazo decadencial (a partir do qual vence a garantia). Após este prazo, é exigido laudo técnico – assinado por engenheiro ou arquiteto – e autorização expressa do proprietário. A norma afasta definitivamente o chamado o faz-tudo, o curioso ou o amador – e privilegia a boa técnica e a segurança.

CONTRATOS E PLANILHAS

Após resolver o processo de projeto, começa o encaminhamento efetivo de contratação de obra. Com base nas informações de projeto é criado um contrato que pode ter as seguintes variáveis:

  • Somente mão-de-obra: Neste caso o cliente se encarrega de todos os materiais até o momento de execução dos serviços
  • Mão-de-obra e materiais básicos: Nesta forma de contratação, o arquiteto faz as compras de todos os materiais básicos, que serão definidos previamente em contrato, necessários para execução dos serviços.
  • Contrato Único: Todos os serviços contratados compreendem a mão-de-obra e o material para a execução da obra, sem que o cliente precise fazer qualquer aquisição durante o restante do processo.

O gerenciamento de obra tem custo entre 7% e 10 % sobre o valor gasto em obra.

SERVIÇOS PRELIMINARES

Esse é o processo pelo qual toda obra completa irá passar. Passam pelas fases de demolição, retirada de materiais, cortes para infra estrutura (alterações de elétrica, hidráulica, ar condicionado etc.), retirada do que será reaproveitado, entre outros procedimentos. Enfim é a hora de dar o pontapé inicial na obra (média: 7% do orçamento).

OBRAS CIVIS

Já estamos um passo a frente que é o processo de reconstrução e de botar tudo no lugar. Onde começamos a colocar as paredes onde estão demarcadas no projeto, por exemplo. São inúmeros os processos que compõem essa fase muito importante embora muitos não levem esse “detalhe” em consideração. Estes processos são de extrema importância pois precedem o detalhamento e acabamentos. Requadrações, cantos, prumos e esquadros: tudo será aferido na instalação dos acabamentos.  (média 13% do orçamento.)

INFRAESTRUTURA

Esta fase deve ser levada em conta em virtude de sua complexidade, tendo em vista que exige profissionais credenciados para fazer o seu apartamento funcionar no dia a dia. Elétrica, hidráulica, automação, ar condicionado, dados e rede. Por fim, são muitos pontos importantes para fazer seu ambiente melhor. (média 20% do orçamento.)

ACABAMENTOS

Nesta etapa entram pintura, revestimentos, pisos, mármores e granitos, entre outros acabamentos que talvez não tenham um investimento significativo. Há uma grande variação de valores para estes materiais como, por exemplo, o preço de um porcelanato que pode variar de 45 a 1000 reais por metro quadrado. Como visto nesse exemplo, muito de seu orçamento está nesses processos. (média 30% do orçamento.)

MARCENARIA

É um dos últimos processos na realização da reforma de seu ambiente. Por tratar dos locais onde você irá armazenar os seus pertences, ele também será muito utilizado, juntamente com a sua infra estrutura, no seu dia a dia. A marcenaria pode ser planejada – modular conforme o padrão de cada empresa – ou sob medida, feita exclusivamente para você, com todos os detalhes escolhidos. Leve em conta que este é o acabamento final de sua obra e por esse motivo talvez seja um dos processos mais caros. (média 25% do orçamento.)

Deixe um Comentário

Whatsapp
Precisa de ajuda? Quer personalizar?