Que tal uma horta em casa? - Leticia Grieco - Arquitetura Conectada
Horta

Que tal uma horta em casa?

Aquela ideia de ter verduras e temperos fresquinhos,  livres de agrotóxicos é possível!!  Pode parecer difícil mas, na verdade, basta um pouquinho de dedicação e vontade para você mesmo montar sua horta. Junte a família, as ferramentas necessárias, a boa vontade e mãos à obra!

Aqui vou dar algumas dicas de como montar uma horta simples e diversificada em casa e também sugestão de alguns alimentos de fácil cuidado e que são deliciosos para serem preparados junto com as refeições, além, claro, de dar um perfume especial à sua casa.

Para preparar a horta, antes de tudo, escolha o local onde deseja montá-la. Pode ser no quintal, na terra, ou em vasinhos na sua sacada ou área de serviço para os que moram em apartamento.

É preciso ficar atento a algumas coisas para que a horta dê certo: na escolha do local, fique atento à incidência de Sol, pois as plantas precisam da luz para se desenvolver, embora o sol excessivamente quente, como o sol do verão ao meio dia, seja prejudicial para a maioria das plantas. Prefira o sol da manhã.

Com o local definido, escolha as  plantinhas que pretende cultivar de acordo com o tamanho do espaço que você tem disponível. Você poderá usar pneus velhos, garrafas pet cortadas ou vasinhos. Os vasos são ótimos pois ocupam menos espaço e cabem pois em qualquer cantinho. Desta forma, além de produzir alimentos saudáveis, você estará ajudando a conservar a natureza.

Dica: Se optou pelos vasos de plástico, repare se ele tem furos no fundo para que a água em excesso saia. Se não tiver, esquente um prego e faça alguns furos no fundo, mas não exagere. 

Coloque a mistura de terra e substrato no vaso, molhe até ficar bem encharcado, coloque as sementes conforme o indicado no pacote.

Para manter as plantas saudáveis depois de plantar, irrigue todos os dias até que as plantas nasçam. Depois disso, irrigue apenas quando necessário, ou seja, apenas quando a terra estiver aparentemente seca.

Se você tem espaço ao ar livre e optou por plantar lá fora, prepare o local colocando o substrato e depois espalhe as sementes ou mudinhas, tendo o cuidado de juntar no mesmo canteiro espécies que tenham as mesmas necessidades de água e sol, para não haver conflito. Um bom exemplo é jamais misturar no mesmo canteiro manjericão – que gosta de muita água – e alecrim – que gosta de pouca água.

Dicas: use plantas pequenas e de fácil cultivo como alface, salsinha, cebolinha e tomate cereja. Entre as plantas medicinais, você pode optar por hortelã, manjerona, alfavaca, manjericão ou alecrim, entre outros.

Deixe um Comentário